quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Texto da aluna Érica Lídia

A vida da infância e da adolescência nos textos de Luiz Vilela

A vida é um tesouro! Isso é o que enxergamos na beleza dos dramas que ocorrem nos escritos de Vilela. Há uma intensidade de sentimentos nos personagens de contos da infância e da adolescência. São jóias que têm, cada uma um brilho diferente, ou melhor, cada qual enriquece nossa vida de um jeito especial. Como acontece com estes mistérios com os quais um dia esbarramos pelo caminho: o de descobrir mundo, o de crescer, o de amadurecer. 

Na representação de Vilela, a infância não é um mundo só de alegrias. A adolescência tem suas angústias, e a transição de uma fase para a outra é por vezes problemática, até por causa do medo que dá quando percebemos - mesmo vagamente que estamos deixando de ser criança. 

Crescer, virar adoelscente, entrar no mundo adulto pode ser uma forma excelente de tema para a refeçxão sobre os ganhos, mas também sobre as perdas.  É o momento em que algo fica para trás. Talvez a confiança ilimitada no mundo, nas pessoas, em tudo; talvez o sentimento de proteção que nos é evidenciado pela aproximação assídua aos nossos pais, irmãos mais velhos, parentes. 

Na transição buscamos a plenitude, a auto-satisfação, embora nem sempre se concretizem. 

Érica Lídia 

Um comentário:

  1. Muito bom o texto e excepcional iniciativa. Parabéns e vão sempre em frente.

    Muito legal. Vou divulgar e visitar sempre esse blog.

    ResponderExcluir